A 62ª Copa da Madrugada do Rádio Clube de Campo Grande definiu neste domingo (17) as equipes finalistas da competição. Disputado em duas categorias, o torneio homenageia o empresário do setor florestal Luiz Calvo Ramirez Júnior, presidente da Reflore-MS.
Na categoria Supermaster, para atletas acima dos 55 anos, classificaram-se as equipes França, do capitão França, e Espanha, do capitão Oziel. Na categoria Livremaster, de 16 a 54 anos, os finalistas são França, do capitão Sandro, e Brasil, do capitão Antônio. A grande decisão das duas categorias está marcada para o próximo domingo (24), a partir das 6 horas.
Nesta edição, a competição foi disputada em um sistema diferenciado. Foram realizadas sete rodadas classificatórias. Em cada partida, o jogador somava pontos de acordo com o resultado do time em que atuava. A vitória valia quatro pontos, o empate rendia três, a derrota garantia dois e apenas a presença já assegurava um ponto. Na semifinal, participaram 48 jogadores e quatro goleiros em cada categoria. As equipes foram divididas nas cores azul e branco, com formação de 11 jogadores para cada lado.
Para o presidente do Rádio Clube, Sidinei Barboza, a competição incentiva a convivência entre os participantes. “Os sócios, amigos e convidados participam de uma grande festa ao longo destes três meses. O melhor de tudo é a confraternização e o estímulo ao futebol amador de maneira saudável e festiva”, afirmou. Ele adiantou que, após a Copa da Madrugada, terá início a Copa Sabadão, nos mesmos moldes e com duração de três meses.
O diretor de Esportes, Neudes Ribeiro, destacou o equilíbrio entre as equipes e o baixo índice disciplinar. “Os atletas tinham a possibilidade de atingir 42 pontos até o final da fase classificatória, e todos os classificados ficaram entre 33 e 36 pontos. A maioria das partidas seguiu empatada para as disputas de pênaltis. Está sendo uma das edições mais competitivas e também uma das mais disciplinadas”, disse.
O homenageado Luiz Calvo Ramirez Júnior, já classificado para a final, destacou a satisfação de participar. “Está sendo muito gratificante ver esse incentivo à prática esportiva entre as pessoas do clube”, afirmou. Aos 72 anos, Áureo Vilela, um dos personagens mais tradicionais do torneio, valorizou o espírito coletivo. “Nosso time se classificou e agora vamos em busca do título. Foi um conjunto, todos unidos por um mesmo objetivo”, disse.
O goleiro Márcio Inácio, de 54 anos, destacou o ambiente de amizade. “O mais importante é encontrar os amigos, conhecer novas pessoas e participar desse ambiente. No futebol, ganhar ou perder faz parte do espetáculo”, ressaltou. Fabiano Sanches, de 45 anos, descreveu a ligação histórica da família com o clube. “O Rádio é praticamente uma extensão da minha casa há mais de 30 anos”, comentou.
Jean Patrick França, de 38 anos, artilheiro da competição, destacou a tradição familiar. “Jogo aqui desde os 18 anos. Hoje atuo na categoria Supermaster e meu pai estava jogando no outro campo ao mesmo tempo. Agora estou trazendo meu filho para participar desse ambiente”, contou. Seu pai, Edmilson França, de 65 anos, reforçou a paixão da família pelo futebol. “O futebol está no meu sangue. O mais importante é participar, encontrar os amigos e viver esse momento”, afirmou.
